sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A SAGA DA FAMÍLIA FERREIRA

MEMBROS DA FAMÍLIA FERREIRA, MARROCOS, MANUEL FERNANDES, MANUEL FERREIRA, MARIA BERTOLDO,RITA CAMILO,INÁCIO FERREIRA,DOCA PIABA E ANTONIA SUA FILHA.
(FOTO DE ARQUIVO INÁCIO GUIMARÃES).





Na foto: Inácio Ferreira De Aguiar, Antônio Ferreira ,Maria Ferreira De Sousa (Maria Bertoldo) Manuel Bispo De Sousa e Antônia Francisca De Sousa. Todos filhos de Francisco Ferreira de Sousa.(arquivo Inácio Guimarães)


A familia Iniciou com José Ferreira Lima, que veio do Rio do Sangue depois de Sobral no século XVIII.
José Ferreira Lima fez uma brincadeira com o pai, pensando ser um de seus irmãos. Era madrugada, quase hora de ir para o trabalho na roça, José Ferreira levanta e vai até a rede em que seu irmão dormia e dar uma empanada nele com o gume de sua faca (essa brincadeira de bater com o gume da faca em outro era comum nessa época), Mas José Ferreira teve uma surpresa ao vê que quem estava na rede era seu pai, o velho levantou-se furioso, ele agarrou-se com José Ferreira e saíram lutando,o velho disse que ia matá-lo, este por sua vez fugiu de casa, sendo perseguido por capangas de seu pai, na perseguição eles chegaram ao rio Acaraú, José Ferreira Lima atravessou bem rápido o rio a nado sem molhar a costa, e por essa agilidade em nadar foi que ele recebeu o apelido de piaba, e esse apelido pendura até hoje em uma parte da família Ferreira, depois de muito tempo o pai morreu, e então o piaba retornou para receber parte de sua herança em gado, depois de passar por tempos muito escassos, ele se dirigiu para a Ibiapaba fugindo da seca, a procura de pastagem e água para o gado chegou em um lugar, e ao abrir um buraco ficou admirado com a quantidade de água e ali ficou por algum tempo.(Chico Bertoldo afirmava que esse lugar onde ele encontrou água e hoje o olho d’água da cidade de Frecheirinha)
A família de José Ferreira Lima (o Piaba), já ultrapassou varias gerações.
Para Araticum veio seu filho Alexandre Ferreira Lima .

Alexandre Ferreira lima casou-se com Joana Medeiros de Sousa.
Desse casamento nasceram:
1.Francisco Ferreira de Sousa
2.Bertoldo Ferreira Lima (origem da família Bertoldo)
3.José Ferreira Lima
4.António Alexandre Lima
5.Anacleto Rodrigues Lima
6.Rita Ferreira Lima (Rita Batista)
7.Pedro
(Veja um pouco de cada um de seus filhos.)

1.Francisco Ferreira de Sousa,nasceu em 1859 e morreu cego no dia (21.10.1948) casou-se com Joana Maria de Aguiar,(aqui acontece à união das famílias Ferreira e Aguiar) desse casamento nasceram dez filhos:
1-Constância Maria de Aguiar casou-se com José Antônio de Aguiar.
Ela nasceu em 1887 e morreu no dia 12.10.1949, com 62 anos,tinha a profissão de fazer paletó, seu marido morreu perdido nas matas da chapada.
2-João Ferreira de Sousa (Joãozinho) casou-se com Maria,
3-Raimundo Ferreira de Sousa casou-se com Rosalina.
4-Domingos Ferreira de Sousa era casado com Inácia( filha de Orácio Ferreira)
5-Maria Ferreira de Sousa casou-se com Raimundo Ferreira de Sousa.
Raimundo era conhecido como Raimundo Bertoldo, por ser filho do senhor Bertoldo irmão de Francisco Ferreira, portanto eles eram primos.
6-Manuel Bispo de Sousa casou-se com Antônia Francisca de Sousa.
Ele nasceu em 27.08.1898.
Eles casaram no dia 28.06.1933,ela era filha de José Alexandre lima e Angélica Francisca,nascida na fazenda são Francisco termo de palma e residente aqui.
7-Inácio Ferreira de Aguiar casou-se com Raimunda Francisca de Jesus.(doca piaba).

(Dados tirados da entrevista com o sr. Chico Bertoldo e pesquisas no cartório)













44 comentários:

  1. gostei muito sobre o apelido piaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um ponto interessante que me chama muito atenção, aliás dois pontos, quando pequeno passava minhas férias no Sanharó e Pedrinhas onde moravam familiares do meu pai Pedro Moura Araújo que tinha o apelido de "Doca" e me lembro ainda de Primos dele, que até então chamava-os de tio eram o Tio "Zé Piaba" e o Tio "Zé Mago" lembro bem das proximidades com as terras dos Maias "Luiz Maia" lá havia um açude muito bonito.

      Excluir
  2. E aí inácio, quero parabeniza-lo pelo seu blog,pois traz coisas bastante interessante sobre o lugar e as familias.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber porque não se tem nada sobre a história de JOão:2-João Ferreira de Sousa (Joãozinho) casou-se com Maria,
    O meu vó se chamava João Ferreira ,casado com Maria Bernadina de Jesus. Será que era o mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bisavó Regina de jesus bezerra era filha de uma Maria Bernardina de jesus será que era a mesma? Minha bisavó Regina tinha mais irmãos Raimundo, messias,Gonçala e outros se alguém souber entre em contato com Jeane minha mãe bisneta de Bernardina

      Excluir
  4. É muito interessante o apelido da minha família, pois tbm faço parte da família ferreira

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO BLOG! NÃO ENCONTREI SEU NOME. ENTÃO VAMOS LÁ: SOU DE CARIRÉ ENTO DE ANACLETO RODRIGUES LIMA, SERÁ QUE ELE É O MESMO QUE VOC~E CITA NA FAMÍLIA FERREIRA? POIS ELE TIONHA MUITAS TERRAS AI EM ARATICUNS, ASSIM COMO TENHO DEZENAS DE PRIMOS AINDA POR AI. rosemironeto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro quem Conhece ou Conheceu essas pessoas: Favor quem souber informações entrar em contato!

      qualquersitucao@hotmail.com – Jefferson Barrêto Araújo – 77-99975-0732

      Excluir
  6. caro amigo Rosemiro
    sim, o Anacleto é o mesmo,meu avo marrocos rodrigues lima, falava muito do Anacleto do Cariré que era seu primo,portanto você e da mesma família.

    ResponderExcluir
  7. Meu avô nasceu no Ceará e era da família Ferreira. O que eu sei é apenas seu nome: Cândido Ferreira de Sousa. Estou pesquisando a orígem de minha família por parte de pai.

    ResponderExcluir
  8. meu nome e vangelia e estou procurando a familia da minha mae que e ferreira lima meu avo se chama francisco ferreira lima ele era do ceara

    ResponderExcluir
  9. Meu avô por parte de Pai era filho de João Morais de Oliveira Sousa, e minha avó chamava Joana Vieira de Sousa, da parte de minha Mae era Floriano josé de Siquiera, e Francisca Isabel das Chagas, eles eram irmãos de José Miguel de Sousa, João Ferreira de Sousa e Antônio Miguel de Siqueira. Estou pesquisando a origem da familia, sera que eles fazem parte dessa familia Ferreira?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  13. Em nossas pesquisas encontramos algumas origens da Familia Ferreira Lima no Ceará, Procedente de Portugal.

    João Ferreira Lima, natural de Portugal. Casado com Josefa Gomes Moreira, natural de Portugal. Todos os três filhos nasceram no Arcebispado de Braga, Portugal. O casal citado faleceu em Portugal mas os três filhos migraram para a Vila do Icó, Ceará, onde tornaram-se fazendeiros, ocupando terras de várias Sesmarias. Foram três os Filhos Francisco, João e Mateus:
    1. Francisco Ferreira Lima, o primeiro filho.Faleceu na Fazenda Tatajuba, Icó, Ceará, em 30 de Setembro 1807. Deixou muitos filhos.
    2. João Ferreira Lima. O segundo filho. Casado com Ana Maria Ferreira, natural de Recife, Pernambuco, em 18 Abril 1753, na Igreja matriz do Icó, CE. Morador na Fazendo do Canto, Icó, Ceará, onde faleceu em 30 de Novembro 1795. Filhos:
    2.1. Matheus Ferreira Lima
    2.2. Francisco Ferreira Lima, faleceu em 1833
    2.3. João Ferreira Lima
    2.4. João Ferreira Lima
    2.5. Ana Joaquina Ferreira Lima
    3. Mateus Ferreira Lima. O terceiro filho. Faleceu em 09 Outubro 1799. Deixando grande descendência nos municípios de Crato, Icó, Orós e Iguatu,ce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro quem Conhece ou Conheceu essas pessoas: Favor quem souber informações entrar em contato!
      Juazeiro do Norte – Ce * Monte Horebe – PB * Canhotinho – Pe – Sanharó * Pedrinas.
      qualquersitucao@hotmail.com – Jefferson Barrêto Araújo – 77-99975-0732

      Pedro Alexandre de Moura
      Joana Gonçalves Araújo
      João Pedro Araújo (João Alexandre)
      Agostinho Ferreira Lima
      Antônia Maria de Jesus (Ferreira Lima)
      Rita Moura Araújo (Ritinha)
      Pedro Moura Araújo (Doka)

      Manoel Maurício Barrêto
      Amélia Maria da Soledade
      João Maurício Barrêto (João Medeiros)
      Liberato José da Silva
      Joana Maria da Conceição
      Ana Maria da Conceição (Dona Santana)
      Maria Dôralice Barrêto (Araújo)

      Excluir
  14. Olá amigo, bom dia.

    Pesquiso famílias do Crato e imediações e sua pesquisa sobre os Ferreira Lima é de meu interesse (dos nomes que postou, tenho um Mateus Ferreira Lima, entre alguns outros).

    Na verdade também tenho alguns Ferreira de Souza, que foi o que me trouxe a seu blog inicialmente.

    Se possível me passa algum contato para que possamos conversar.

    Obrigado,
    Vladimir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo interesse. Em breve retorno com mais dados sobre os Ferreira Lima

      Excluir
    2. Procuro quem Conhece ou Conheceu essas pessoas: Favor quem souber informações entrar em contato!

      qualquersitucao@hotmail.com – Jefferson Barrêto Araújo – 77-99975-0732

      Excluir
  15. Na verdade, lendo agora com calma, vi que tenho a Josefa Gomes Moreira em minha árvore, casada com Mateus Ferreira Lima e tendo um filho de mesmo nome.
    Acredito que possa ser um erro em minha árvore e que seja o mesmo ramo que você cita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro quem Conhece ou Conheceu essas pessoas: Favor quem souber informações entrar em contato!

      qualquersitucao@hotmail.com – Jefferson Barrêto Araújo – 77-99975-0732

      Excluir
    2. Vladimir entra em contato pelo e-mail rhavennabatista@gmail.com

      Excluir
  16. Maciel, bom dia.

    Você tem como passar informação sobre o setimo filho de Alexandre Ferreira Lima e Joana Medeiros de Sousa? Na historia de minha cidade tem um Pedro Piaba. Quero saber se trata da mesma pessoa.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo, boa noite.

    Pedro Piaba era o mesmo João Ferreira de Sousa? ou João Ferreira Bispo irmão de José Miguel de Sousa?

    Os meus bizavos eram João Morais de Oliveira Sousa e Joana Vieira de Sousa, eram da mesma familia?

    ResponderExcluir
  18. o meu avô é Bertoldo, mas de um lugar chamado montenebo, um distrito da cidade de Crateús-CE. Alguem conhece a história dos Bertoldos de lá?

    ResponderExcluir
  19. estou viajando hoje para o Ceara sou do ACRE e vou em busca de encontrar a FAMILIA (FERREIRA LIMA) de Iguatu gostaria de saber seu contato meu telefone com what (68)99933-1517 E-mail allisonferreira19@hotmail.com por favor vamos manter contato ficarei 7 dias no Estado.

    ResponderExcluir
  20. Meu avô parte de mãe veio do Ceará para o Maranhão ainda rapaz seu nome Julião Sousa Ferreira. Queria encontrar seus parentes.

    ResponderExcluir
  21. Olá sou dos Ferreira Lima meus avós e meu é de iguatu
    Meus avós chamam Francisco Ferreira Lima e Novela moro em Jundiaí. Me chame no zap 011 996000701

    ResponderExcluir
  22. meu avo joao batista ferreira camilo ,veio de ubajara a 40 anos atrás ,ate hj c não conseguiu volta mais ,nome da mae maria ferreira pai Manuel camilo se alguém pode ajudar a encontra alguém da família já agradeço des de já,, telefone de contato 98909-4381 ,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá por favor, pode passar o ddd da sua região? Obrigada

      Excluir
  23. Tenho por parte do meu pai... José inácio Ferreira,Antonio inácio Ferreira etc...tenho ligacoes com essas familias?? Naturais da regiao do macico de baturiter ceara zap 85 985972457

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber minha origem.Por enquanto sei o nome da minha bisavô Maria Ferreira de Aguiar."

    ResponderExcluir
  25. Sou Filho de Pedro Ferreira Lima, meu pai nasceu em Ico, gostaria de saber de meus tios e demais parentes que ficaram aí, pois meu pai veio para o Sul noite volta dos anos 40

    ResponderExcluir
  26. O nome do bisavo da minha mãe era José Ferreira de Souza e espôsa Maria Ferreira de Aguiar.Seu filhos Antonio Ferreira ,João Ferreira de Araújo meu tataravô e Rita Ferreira.Eles eram de Ubajara.Será que são dos Ferreiras de Araticum?

    ResponderExcluir
  27. Tem até uma história que Maria Ferreira deserdou esses 2 filhos porque casaram com pretas minha tataravô e a irmã dela.


    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, sou descendente da familia Ferreira. Meu Avô se chamava Alcino Ferreira de Aragão filho de Vicente Ferreira de Aragão. Será que teve algum descendente vindo para o São Francisco?

    ResponderExcluir
  29. O nome do meu avó é Antônio Ferreira de Lima foi casado com Miguelina Maria da Conceição ele abandonou a mulher com vários Filho entre eles Maria Ferreira da Conceição, Luzanira, Teresa, Chagas, José, Creuza Maria a caçula vieram para o Piauí e aqui eles os deixou será que tem alguém que conheça, gostaria muito de saber da história de minha família.

    ResponderExcluir
  30. Meu bisavô se chamava Egídio Vicente Ferreira saiu na década de trinta e dois da Cidade de Pageu de flores em direção à Bahia onde faleceu e as únicas coisas que sabemos e está história e nada mais sobre parentes nesta região

    ResponderExcluir
  31. Procurando familiares de António Ferreira de Lima e Miguelina Ferreira da Conceição que saíram do estado do Ceará em meados de 1939 com destino ao Piauí onde fizeram Morada em Ipiranga Piauí sendo que o Antônio Ferreira Lima meu avô desapareceu deixando minha avó sozinha e nunca mais ouvimos falar dele gostaria de saber se tem alguém que conhece ou conheceu essas família gostaria muito de conhecer a família do meu avô e avó. Tenho uma tia de nome Maria Ferreira da Conceição que foi registrada na cidade de Acopiara. Minha mãe fala de uma cidade conhecida por Afonso Pena então acredito que tenho parentes nessa região. Se tiver alguém aqui me procura 86 9 8812 5052.


    ResponderExcluir
  32. Boa noite!

    Por gentileza, alguém aqui tem informações sobre os ascendentes de João Ferreira Lima, que residiu em Vista Serrana/PB, antigo distrito de Malta, casado com Francelina Generosa da Conceição, filhos Ascendino Ferreira Lima e Gerôncio Ferreira Lima? Meu avô, Ascendino Ferreira Lima, nasceu em 1902, em Vista Serrana. Meu contato: edilsonparra@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, esse José Ferreira Lima teve um filho chamado Vicente Ferreira Lima? O Vicente é meu pentavo, e queria saber mais sobre os antepassados dele, a única coisa que eu sei é que o pai dele se chamava José Ferreira Lima e a mãe Maria.

    ResponderExcluir
  34. Meus pais são primos, e meu bisavô paterno (que tb era tio da minha mãe) chamava-se José Ferreira Lima. Porém seu filho, que é meu avô foi batizado Marcelino Ferreira de Holanda. Gostaria muito de entender o motivo da mudança e pq a família seguiu com o sobrenome alterado depois (Ferreira de Holanda). Eles são da região de Lavras da Mangabeira.

    ResponderExcluir