terça-feira, 1 de setembro de 2009

ARATICUM CIDADE


FOTO ARQUIVO INÁCIO GUIMARÃES
(lado esquerdo casa da Gracinha,lado direito casa do senhor Chico Lopes)



Araticum cidade.
1963 _ No dia 27 de Setembro, Araticum e elevado a categoria de cidade
com o nome de “Grijalva Costa” nome do pai de um dos idealizadores desse projeto, porem antes da primeira eleição, o sonho acabou, a revolução de 27 de setembro de 1964, do presidente Castelo Branco, revogou a criação dos novos municípios.
Quatro pessoas se desdobraram nesse projeto de emancipação
Cesário Ferreira da Costa, que ao ser aprovado o projeto colocou o nome de seu pai o deputado Grijalva Costa na nova cidade.
Francisco Zacarias de Aguiar (Chico Mansueto) que dizem ter acabado com o casco de seu cavalo andando em torno de todo distrito fazendo um levantamento da população.
Francisco Bertoldo de Aguiar (Chico Bertoldo)
Vicente Aguiar e Silva (Vicente Vaz) que veio logo após a se candidatar à vice-prefeito de ubajara, e que não ganhou por uma pequena quantidade de votos,na época o voto para prefeito erra separado do vice- prefeito, poderia acontecer de ganhar um prefeito de um partido e o vice de outro,o fato de Vicente Vaz ter se candidatado a vice-prefeito e um fato inédito até hoje na história de Araticum .

3 comentários:

  1. nossa! eu não sabia que o Araticum já foi cidade ,seria muito bom se ainda fosse.

    parabéns ta ótimo.

    ResponderExcluir
  2. parabenizo a vc INACIO,por nos presentiar com essas imagens, por essas historias de nossa terra... nossa!!!! apesar da distancia e bendito seja a intenerth e a vc,com esse blog a gente se sente até mas perto de nosso ARATICUM

    ResponderExcluir
  3. Inácio, você é a pessoa mais esperta e interessada em descoberta de quem nunca se lembrou de tal coisa. E aí está uma perfeita apresentação da História de Araticum. Ninguém poderia imaginar que uma pessoa que não nasceu nesse lugar, mas apenas filho de um dos pertencentes a este município teve a iniciativa de criar um bloog para poder difundir o nascimento de Araticum. Parabéns vocês é o "Grande Inácio"

    ResponderExcluir