quinta-feira, 24 de setembro de 2009

IGREJA CATOLICA DE FURNALHÃO.

foto de 2007.


A igreja de Furnalhão é inaugurada em 1885.
É o templo católico mais velho de nossa região.
veja o trecho do livro abaixo que conta a história de Ibiapina:
Do livro história de Ibiapina. (escrito por Pedro Ferreira em 1910)
Existem hoje na freguesia de Ibiapina, além da capela matriz, mais quatro elegantes capelas filias que são:
A de são José na fluorescente povoação do jacaré (hoje Ubajara), a 12 kilometros da matriz, benta pelo saudosissimo vigário Manoel lima de Araújo, a de n. senhora da Conceição, no Furnalhão a 18 kilometros, a de N. senhora santa’ana, no Mucambo, a 24 kilometros, benta pelo reverendíssimo, vigário Joaquim Severiano em 25 de março de 1908 e a de são Vicente de Paula, no Araticum ao sopé da serra, a 17 kilometros, benta pelo mesmo vigário Severiano em 25 de Novembro de 1909.

Portanto a igreja de Furnalhao e mais velha que a de Ubajara Mucambo e Araticum.

Um comentário:

  1. Inácio, você foi a única pessoa que teve a coragem de andar, revirar papéis, e mais papéis. Fazer perguntas, e ter a paciência de ouvir respostas. a respeito de tudo em que você está registrando.
    Correr atrás daquilo que era de interesse seu, ao mesmo tempo de muitos. Mas que ninguém teve a coragem como que você teve, até porque, dá trabalho, e muito: toma tempo, mas você é um herói que decidiu colocar pra fora todo o sentimento de família, amizade, e colaboração para poder contribuir e descobrir as grandes histórias desse município tão pequeno, mas de grande importância para muitos que moram fora, expulsados pelas as secas desse grande sertão. Parabéns amigo pela coragem e desempenho. Te admiro muito.

    ResponderExcluir