segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O ESCRITOR ANTONIO BEZERRA VISITA ARATICUM EM 1885.



Em “notas de Viagens” o escritor Antonio Bezerra, visita Araticum, com a intenção de conhecer a gruta, Dorme aqui e de forma poética descreve o amanhecer em Araticum.

“Fazia-se tarde, e antes que escurecesse conduziu-me o Sr. Carneiro ao Araticum, apresentando-me ao velho Norberto Ferreira Gomes ,tão chão quanto delicado, que me recebeu com prazer.
Ao outro dia, mal despontava no oriente a luz indecisa da alvorada, e ainda escondidos na ramada das árvores ensaiavam os passarinhos as primeiras notas dos seus dulcíssimos garganteios , eu deixava a rede armada a um canto da varanda da frente, e do lado de forra enleava-me em assistir ao esvaecimento sutil e gradual dos negrores da noite.
A profunda sonolência da natureza substituía agora um rumor vago, prolongado, harmonioso, que se aumentava á medida que os fulgores da ourora dissipavam as linhas esfumadas de vapores do horizonte”
Doce claridade surgiu ao fim matizando de lindas cores os paramos azuis.
A manhã vinha esplêndida, e sob o véu ligeiro com que a sombra noturna encobria ainda os pontos longínquos, no plano oposto, sentia-se uma suavidade indefinida, reflexos argentinos, tons de nácar, Toda essa gradação de deslumbramentos adormecidos no mistério do claro-escuro, que só corregio sabia decorar o fundo das suas telas.
Também em 1885 e inaugurado a capela de furnalhão,o primeiro templo católico do município já que a igreja de ubajara só seria inaugurada em 1886.

2 comentários:

  1. olha esta foto, que maravilha da natureza, pevilegiada sou eu ,pra ver de perto basta ir pra varanda de casa.


    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quantas descobertas sobre nossa terra. Esse texto discritivo de Antonio Bezerra me emocionou, que lindo!!. Senhores estudantes de Araticum aí está um belo texto em prosa, o qual, o autor usa a metalinguagem com palavras conotativas predominantes em textos poéticos para expressar sua emoção ao discrever essa terra.
    Francisco Aguiar SBCAMPO

    ResponderExcluir