terça-feira, 20 de outubro de 2009

OS PARENTES DO DIDI (RENATO ARAGÃO)QUE MORAM EM ARATICUM.

Valter ximenes


Hercília Ximenes.


DOS XIMENES ARAGÃO AOS XIMENES DE MELO.

Rita Maria de Jesus Ximenes de Aragão Casou-se com seu primo Lourenço da Silva e Melo (neto) nascido a 22 de setembro de 1778,filho de João de Melo e Silva que era irmão pelo lado materno do capitão mor José de Xerez da Furna Uchoa, João de Mello nasceu em Goiânia-PE e era filho de Lourenço da Silva e Melo e da viúva Inês de Vasconcelos Uchoa.
Rita e Lourenço casaram-se a 24 de agosto de 1800, na matriz de sobral. Foi desse casal que originaram os Ximenes de melo,tendo como berço a cidade de Ibiapina.
Em 1809, Sobral e redondezas sofriam de uma terrível e grande seca, onde se via a morte por todos os lugares, não só de animais mais também de pessoas,Lourenço de Melo, já sabendo que seu cunhado José Francisco de Aragão tinha mudado para o Ipu, resolve após uma breve conversa com a esposa, sair em busca de terras úmidas e fartas, e sabendo também que a serra da Ibiapaba ainda se podia ver o verde das plantas e ouvir o cochoar das águas.formou uma grande caravana com crianças e muitos animais,e partiu para a Ibiapaba, foi uma viagem tocada pelo ritmo do som dos carros de bois,carregados de moves e bugigangas debaixo de um sol escaldante, andando por veredas e algumas vezes fazendo novas estradas. Assim foi esta dura e dolorosa viagem, depois de alguns dias, os Ximenes de Melo resolveram ficar na cidade de Ibiapina, por quais motivos ainda não se sabe, provavelmente pelo clima frio e terras úmidas, tão almejadas pelos dois .
Do casamento de Rita e Lourenço nasceu entre outros :
Joaquim Ximenes de Melo Silva era um dos mais novos dos irmãos casou-se com Rita Francisca da Conceição o casal residia na cidade de Ibiapina, desse casal nasceram :
1.Ana Maria Ximenes de Aragão ; “avó paterna do ator Renato Aragão”
2.Joaquim Ximenes de Melo Junior ;
3.Vicente Ximenes de Melo ;
4.Venâncio Ximenes de Melo “descendência da família Ximenes de Araticum”
5.Inocêncio Ximenes de Melo ;
6.Policarpo Ximenes de Melo ;
Quem foi Venâncio Ximenes de Melo, nasceu aproximadamente no ano de 1843 na cidade de Ibiapina,e em janeiro de 1912 já era falecido em piracuruca no Piauí, onde viveu muito tempo .Era um homem rico,tinha muitas fazendas na região. Casou-se em ibiapina com Maria Madalena do Carmo, esse casal teve 5 filhos:Manoel,Isaias, Rita, Maria, Joaquim .
Para Araticum veio Rita Ximenes de Melo, nascido na cidade de piracuruca no Piauí e sepultada em Araticum no dia 25 de abril de 1949, casou-se com Silvino Macário Manso, (na certidão de casamento consta como Silvino Rodrigues Manço, e na certidão de nascimento dos seus filhos conta como Macário),natural de Ibiapina e paroquiano da vila de sobral , falecido em 19 de maio de 1953, com câncer de pele na orelha, e sepultado no Araticum, filho de Joaquim de Aquino Manso, esse sendo filho de Vicente Lourenço, conhecido como Vicente cafuti e de Maria luzia do nascimento.
Rita Ximenes de Melo e Silvino Macário casaram-se a 30 de julho de 1899, foram testemunho o coronel Lupercio Antonio Coelho de Albuquerque e Miguel Ximenes de Melo, tendo como vigário o padre Firmino Sousa. Livro de casamento nº 03,pág.70,piracuruca-PI.
Silvino Macário Manso era conhecido como “Silvino Cafute”, como também todos os seus descendentes, esse pseudônimo teve origem pela profissão de seu avô Vicente Lourenço, que fabricava malas de couro conhecidas por cafute, onde era postas em cavalos. Silvino e seus acedentes moravam na chapada no distrito de Araticum, neste local tem um rio por nome riacho fundo, que dele para cima era conhecido como chapada dos cafute e dele para baixo era conhecida como chapada dos Vaz. Silvino foi comerciante e levava mercadoria para Piracuruca-piaui e cidades vizinhas, e delas trazia mercadorias. Em piracuruca conheceu Rita Ximenes de Melo.
Do casamento de Silvino com Rita,nasceram, Francisco, Miguel, José, Nelson, Paulo, Pedro, Luzia, Maria, Ana, Onorinna,Valdemar.
Luzia Ximenes Manço, nascida a 28 de setembro de 1902 e falecida a 28 de abril de 1976, casou-se com Mansueto Vaz de Aguiar nascido a 02 de fevereiro de 1899 e falecido a 26 de setembro de 1983, filho de José Vaz de Aguiar e Raimunda Vaz de Aguiar. Casamento realizado a 22de novembro de 1922.
Desse casamento nasceram:
José Ximenes de Aguiar,Tarcisio Vaz de Aguiar, Maria Zumira de Aguiar, Valter Ximenes de Aguiar, Francisco Zacarias de Aguiar, Raimunda Ximenes de Aguiar, Hercilia Ximenes de Aguiar e Francisca Ximenes de Aguiar, quase todos conhecidos moradores de Araticum.

55 comentários:

  1. Parabéns Inácio pelo blog, mais uma de suas muitas qualidades.
    Por essa pesquisa acima fica clara a longividade dessa gente tão importante que devem serem lembradas com louvor.

    Francisco aguiar SBC-SP

    ResponderExcluir
  2. Oh terra querida
    tantas saudades
    dessas historias e de meus parentes
    felicidades

    Everton folho de Edilson França e
    Maria Lucierbens (bene)

    ResponderExcluir
  3. Sou descendente de Juvencio Ximenes de Aragão. Fazia tempo que procurava uma pesquisa assim, parabens.
    Em tempo: Vou postar tmb no meu blog.

    ResponderExcluir
  4. eu estava namorando um Ximenes Aragao aqui no Maranhão...como essa família se expandiu!Todos com parentes em Sobral...Incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ximenesdearagao.blogspot.com/2012/07/familia-ximenes-de-aragao.htmlximenesdearagao.blogspot.com/2012/07/familia-ximenes-de-aragao.html

      Excluir
  5. Eu sou Eduardo Silva Aguiar tenho 44 anos e moro em Curitiba-Pr filho de Jose Ximenes Aguiar, estava pesquisando sobre o nome do meu Pai e encontrei está historia que pelo que consta fala da minha familia, gostaria de saber se tem como saber se o Jose Ximenes Aguiar se casou com Gilca Silva Aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu luciene vaz de aguiar sou sobrinha de jose ximenes aguiar ele foi sim casado com tia gilca ja falecidos os dois moravam em sao paulo eu moro em fortaleza ce estava a procura desses primos que nao conheço

      Excluir
  6. Raimunda Silva Aguiar,filha mais velha de JOSE XIMENES AGUIAR, moro em Riviera de São Lourenço/Bertioga, fiquei muito feliz com o blog, nasci em Ubajara/CE, tenho saudades de minha terrinha,viemos embora para São Paulo estava com 1 ano de idade, hoje tenho 59,meu irmão Eduardo Silva Aguiar esta em Curitiba-PR- como aparece no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos parte dessa familia e moramos em MT, Ximenes de Melo de Reriutaba e região, gosto de nossa genealogia, quem quiser conversar...

      Excluir
  7. Muitos amigos da família Ximenes e Aragão vem entrando em contato através do blog,e as vezes fico empocibilitado de responder as perguntas por não ter endereço de e-mail.
    quero dizer que a fonte dessa pesquisa feita sobre a família Ximenes e Aragão foi tirada de um livro com o título os Ximenes de Aragão e suas origens, que tem como altor Francisco Ximenes Ibiapina Filho, e conta todas as origens da família.
    estou a disposição de todos que queram saber mais sobre essa família e a história de nosso Araticum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem o livro volume dois do Francisco Ximenes? Estou procurando e nada rs

      Excluir
  8. Prezado Inácio,

    gostaria de saber mais informações sobre José Ximenes de Melo. Ele era pai de meu avô (Miguel Ximenes de Melo), que foi Governador do Território do Rio Branco (Roraima), e veio morar em Santa Catarina.

    Meu email é: filipexm@yahoo.com.br

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ximenesdearagao.blogspot.com/2012/07/familia-ximenes-de-aragao.html

      Excluir
    2. Olá Felipe. Será que José Ximnes de Melo era casado com a Sra. Eugenia Foninele de Melo.
      Sou pesquisador e moro no Piauí.

      Excluir
    3. Olá Paulo Tavares, fiz minha genealogia e também descendo dos Ximenes de Aragão do Ceará, tenho em pdf o livro de Ouro dos Ximenes de Aragão, meu email joselita.luna@hotmail.com se desejar entre em contato que te envio o livro.Abraços.

      Excluir
    4. Oi meu pai chamava Jerônimo Ximenes de Aragão
      Meus tios Pedro e Messias Ximenes de Aragão
      Gostaria de ler esse livro

      Excluir
    5. Eu amo tanto o Renato meu eterno Didi meu tio parece de mais com Didi meu sonho é conhecer meu ator favorito amo de paixão me chamo Cristiane

      Excluir
  9. Prezado amigo
    Ao olhar a postagem em meu blog sobre os Ximenes, você veraz que do casamento de Rita Maria de Jesus Ximenes Aragão com Lourenço da silva e melo,nasceram vários filhos, entre eles Joaquim Ximenes de melo e silva, que teve seis filhos, no blog você vai ver em sequência o nome dos filhos, o sexto é Policarpo Ximenes de melo,que casou se com Úrsula. Desse casamento nasceram:
    1-Francisco facundo Ximenes de melo;
    2-Maria do Carmo Ximenes de melo;
    3-Ana Ximenes de melo;
    4-Rita Ximenes de melo. (faleceu solteira);
    5-Miguel Ximenes de melo
    6-Venâncio Ximenes de melo, Aqui descende sua família, no livro diz assim:
    José Ximenes de melo, nascido por volta do ano de 1873 e falecido em 1933 casou-se com Raimunda Nonata Soares falecida no ano de 1934.
    Desse casal nasceram :
    Miguel Ximenes de melo,
    Raimundo Ximenes de melo,
    Pedro Ximenes de melo,
    Ósseas Ximenes de melo,
    Ademar Ximenes de melo,
    Manuel Ximenes de melo,
    Maria Ximenes de melo,
    Francisco Ximenes de melo ,
    Francisca Ximenes de melo,
    Arlinda Ximenes de melo.
    Para falar com o autor do livro: ximenesfilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. prezado Eduardo,
    Sim José Ximenes de Aguiar nasceu a 27 de julho de 1927 e falecido em 1993,casou-se com Gilca Silva, alguns de seus irmãos ainda residem em Araticum, Hercília Ximenes, Walter Ximenes e Tarcízio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se Manoel Ferreira Gomes e Maria Gomes de Melo foram moradores de Araticum

      Excluir
    2. Quem é o Tarcízio, eu sou de Araticum mais Só conheço a dona Hercília e o Walter

      Excluir
  11. parabéns pela história.

    ResponderExcluir
  12. ou descendente de Aragâo sou bisneta de Miguel Aragâo

    ResponderExcluir
  13. entre em contato comigo me chamo Benalta bisneta de Miguel Aragâo benaltamachado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu sou Lumara Ximenes e moro no estado do Rio de janeiro. de acordo com algumas pesquisas que meu primo fez,a familia Ximenes é de uma geração só. No entanto todos os Ximenes são parentes. Certo isso?
    Meu e-mail lumara.diniz@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lumara,

      A minha família é Ximenes de Aguiar da serra da meruoca. Eu tenho quase certeza que é uma família só. Enquanto aos Aguiar, estes são de uma família só mesmo.

      Excluir
    2. ximenesdearagao.blogspot.com/2012/07/familia-ximenes-de-aragao.html

      Excluir
  15. Sr Inacio vendo a sua postagem gastaria te informaçoes sobre Inocencio Ximenes de melo gostaria de saber com quem ele se casou e seus filhos
    acredito que ele seja avo do meu bisavo. desde de ja agradeco a sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No livro os Ximenes de Aragão e seus Descendentes, citado neste blog, estão relacionados alguns descendentes de Inocêncio Ximenes de Aragão, meu bisavô. Se quiser mais informações entrar em contato com meu e-mail: joli1945@gmail.com

      Excluir
  16. meu avo era Theodomiro BIspo Aragao, ele veio para o ESanto quando rapaz e nunca mais encontrou ninguem. se souber de algo me enforme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ximenesdearagao.blogspot.com/2012/07/familia-ximenes-de-aragao.html

      Excluir
    2. Também estou querendo saber sobre a família do meu avô Joaquim Tibúrcio de Aragão, ele é natural do Ceará e também veio novo para Belém do Pará e nunca mais teve contato com a família.

      Excluir
  17. https://www.facebook.com/franciscaaguiar.rodrigues
    Sou Francisca das Chagas Rodrigues de Aguiar flilha de Francisco Zacarias de Aguiar(falecido). Neta de Mansueto Vaz de Aguiar e Luzia Ximenes Manso. Meus irmão; Antonio Alves de Aguiar(falecido)Azezilau Alves de Aguiar, Sonia Regina de Aguiar e Almir Alves de Aguiar.
    Casei-me com Valmir Rodrigues de Aguiar interessante é que nossos avós são irmãos do meu matrimônio nasceram...Ronaldo Rodrigues de Aguiar, Renata Gigeles de Aguiar e Rosane Osana de Aguiar todos meus filhos são casados e cada um deles já tem filhos sou avó de seis netos ....Luan, Kauan, Ana Clara, Gustavo Enzo, Augusto Cesar e Ricardo Filho...tenho muito orgulho de pertencer a esta familia e me sinto abençoada em poder dar continuidade a esta história em plena sanidade mental.

    ResponderExcluir
  18. Sou genealogista aqui em Minas Gerais, e, pude notar que sobrenome Ximenes & Aragão consta no Índice Genealógico Brasileiro - Primeira série - Volume 2 , com origem entre outros de José Vitorino Borges da Fonseca . Livro do ano de 1941 - editado pelo ilustre genealogista Salvador de Moya. Sou também fã do ator Renato Aragão e, parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá ! Sou Gilmar Melo Ferreira filho de Tarcisio Melo Ferreira de Ubajara CE neto de Maria Ximenes de Melo e José Ferreira César,como posso ter mais informações de minha familia já que nunca os conheci.meu email é gilmarmelo@yahoo.com.br Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. O pai era José David Aragão casada com Maria da Conceição Aragão o meu avô era José David ximenes Aragão

    ResponderExcluir
  21. Olá Família querida!
    Eu me chamo Ebenézer Ximenes de Melo, sou filho de Hilda Ximenes de Melo nascida em Reriltaba - CE e de Lucio Rodrigues de Melo natural de Sobra - CE. Meu avô materno era José Augusto Ximenes e minha vó se chamava Rita Rodrigues de Mesquita. Meu avô veio para o então Mato Grosso em 1957 para a então Colônia Federal, juntamente com ele veio minha mãe e meu tio Francisco Ximenes de Mesquita.
    Meus pais tiveram a mim, filho mais velho, que fui Servidor Público Estadual e me aposentei em março de 2014; e ministro de confissão religiosa; Meu irmão Paulo de Tarso Ximenes de Melo, falecido aos 32 anos e o caçula André Ximenes de Melo, professor universitário em Tangará da Serra - MT.

    ResponderExcluir
  22. DESCULPE-ME CORRIGINDO O NOME DO MEU AVÓ!
    Parabéns pelo seu blog, e sua grandiosa pesquisa!
    Sou , neta de Maria Ximenes de melo e Manoel Ferreira gomes de Groaíras- Ce, Filha de Alcina GOMES MELO/Mauro Elias Lopes Pereira , ele de Groaíras, ele de Forquilha Ce! Também faço algumas pesquisas sobre minha arvore genealógica...rosario50012@gmail.com!Vou entrar em contacto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou Lourdes Prado
      Filha de Joaquina Gomes do Prado
      Neta de Manoel Ferreira Gomes
      Maria Gomes de Melo
      Minha mãe era casada com Jerônimo Ximenes do Prado

      Excluir
  23. Alguém sabe dizer se a Francisca Ximenes de Aguiar foi casada com Mansueto Firmo de Aguiar ?

    ResponderExcluir
  24. Me chamo Glauber Vaz de Aguiar,sou bisneto de José Vaz de Aguiar,pai de Mansueto Vaz de Aguiar.Sendo que Mansueto que se casou com Luzia Ximenes,o que deu origem ao tronco dos Ximenes de Aguiar do Ceará,araticum e região.

    ResponderExcluir
  25. Mansueto é irmão de Inocência Vaz de Aguiar,minha bisavó materna,e também irmão de meu avô paterno,Antônio Vaz de Aguiar.Eu descendo de José Vaz tanto pelo meu pai como pela minha mãe,pois eles são primos em segundo grau.

    ResponderExcluir
  26. Lumara Ximenes
    A família de meu pai Ximenes de Aragão
    Pedro Ximenes de Aragão
    Messias Ximenes de Aragão
    Gostaria de da se vc conhece essa família do Ximenes de Aragão

    ResponderExcluir
  27. Alguém tem informações dos familiares de gentil Aragão? Caso alguém tenha ,por favor entrar em contato (11)9 86309607.obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Gente do céu, eu sou bisneta do Joaquim Tibúrcio de Aragão , ele é natural do Ceará, mas minha vó não lembra a cidade . Alguém sabe algum relato de alguém com esse nome??

    ResponderExcluir